Por conta da pandemia de covid-19, os últimos não contaram com a tradicional festividade do carnaval no Brasil, mas em 2023 o retorno está garantido no Brasil, e em Macapá não será diferente.
O retorno do carnaval está cheio de otimismo e expectativa tanto pela pela população geral quanto pelos organizadores. O Governo do Amapá inaugurou dia 5 de fevereiro Central do Carnaval, em Macapá, no estacionamento do Estádio Zerão. O espaço vai funcionar como um ponto de atendimento à população, com prestação de serviços, empreendedorismo, informações e comercialização de abadás, ingressos e fantasias.
E no carnaval 2023 o maior bloco de rua estará de volta às ruas de Macapá, A Banda, criada há 58 anos, é o maior bloco popular da Região Norte do Brasil, ocorrendo tradicionalmente na terça-feira de Carnaval nas principais ruas de Macapá. Em média, a folia recebe cerca de 210 mil brincantes em cada edição, segundo a organização.
O Bloco A Banda sairá às ruas no dia 21 de fevereiro, na Terça-Feira Gorda de Carnaval. O trajeto segue como nos anos anteriores: saída da Praça Veiga Cabral (Centro), Henrique Galúcio, Rua Tiradentes, Avenida Feliciano Coelho, Rua Leopoldo Machado, dobra na Ernestino Borges até a sede do bloco, onde o percurso é finalizado. São 7 quilômetros ao todo de festa.
Esse ano também haverá o desfile tradicional desfile das escolas de sambas, estas que voltaram a ter suas atividades permitidas. Assim, o Carnaval de 2023 ocorrerá oficialmente entre os dias 18 (sábado) e 21 de fevereiro (terça-feira).
Voltando aos seus dias tradicionais, os desfiles das escolas de samba devem acontecer da seguinte maneira:
Sexta-feira, dia 17/02 – desfile de blocos
Sábado, dia 18/02 – desfile das escolas de samba do 1.º Grupo
Domingo, dia 19/02 – desfile das escolas de samba do Grupo Especial
Segunda-feira, dia 20/02 – desfile de blocos
Terça-feira, dia 21/02 – Apuração dos resultados.
A Prefeitura de Macapá estabeleceu ponto facultativo na segunda-feira (20) e feriado na terça-feira de Carnaval (21). Também foi definido horário de expediente diferenciado na quarta-feira de cinzas.